Capitólio - A Cidade da Rainha dos Lagos

Ótimo local para curtir com a família ou amigos .
Diego araujo silva
Diego araujo silva
21:29 18 Jan 22
Ótimo lugar para novas descobertas
José Luis Picollo
José Luis Picollo
18:48 17 Jan 22
Cidadezinha tipicamente mineira, com um diferencial, Escarpas do Lago, que traz muitos visitantes principalmente nos finais de semanas e feriados.A Represa e Furnas é fantástica e toda cidade gira em torno do circuito das águas.O povo como todo mineiro é muito acolhedor. Vale a pena visitar.
Hertz de Godoy
Hertz de Godoy
18:15 16 Jan 22
Lugar muito bonito, belíssimas paisagens, imperdível passeios de lancha, 4x4 para conhecer cachoeiras, Morro do Chapéu, e descansar em ranchos da região.
Weliton Oliveira
Weliton Oliveira
12:59 16 Jan 22
Cidade simples mas com uma blz natural espetacular.
Simone Albuquerque
Simone Albuquerque
12:28 16 Jan 22
Lugar extraordinário. Acho que Deus demorou um pouquinho mais para dar a pincelada final nessa obra de arte divina.A atração mais incrível além do Mirante Escondido valor 50,00. É, sem dúvida nenhuma, o passeio de lancha : 3 horas 120,00 por pessoa!Minha próxima curtição será o passeio de balão 600,00.
marcilene silva oliveira ferlin
marcilene silva oliveira ferlin
11:14 16 Jan 22
Lugar lindo com paisagens fantásticas.
Jameson Moreira
Jameson Moreira
23:12 15 Jan 22
Lugar belíssimo para visitar e relaxar, muitos passeios, trilhas e ótimos produtos locais.
AnDrEsSa ChRis Maya
AnDrEsSa ChRis Maya
17:07 15 Jan 22
Muito bom!!!! Lindo local
sidney teixeira
sidney teixeira
00:50 14 Jan 22
Voltarei em breve, amei está cidade
Sandro Marcelo
Sandro Marcelo
17:23 11 Jan 22
Infelizmente a data q consegui ir realizar meu sonho, foi logo na data da tragédia
labor pita
labor pita
21:31 10 Jan 22
Sensacional,mas infelizmente o acidente ocorrido anteontem não pude fazer meu passeio de barco
Marco Antonio Fernandes
Marco Antonio Fernandes
17:57 10 Jan 22
Muito lindo. Excelente passeio. Evitar ir no verão por causa das chuvas.
Marilda Macieira
Marilda Macieira
01:24 10 Jan 22
Muito bom quero voltar !!! Muito bom atendimento povo muito simpático lugares incríveis pra conhecer comida maravilhosa 👏👏👏
Wagner Assunçao Japa bike
Wagner Assunçao Japa bike
21:35 09 Jan 22
Capitólio-MG é fantástica, paraíso na Terra, e a hospitalidade do mineiro é incomparável!
Renato Scriboni
Renato Scriboni
12:15 09 Jan 22
Bela e acolhedora cidade. Muito turismo, bons hotéis e restaurantes. Várias agências de turismo receptivo.
Antonio Carlos
Antonio Carlos
01:13 09 Jan 22
Lugares lindos! Para apaixonados ❤️
Luh RA
Luh RA
00:00 09 Jan 22
Cidade pequena porém bem estruturada
Rubens Silva
Rubens Silva
22:11 08 Jan 22
Lugar fantástico. Amei.
Edgar Bach
Edgar Bach
21:26 08 Jan 22
Ótimo lugar para passar as férias com a família. Lindos passeios em meio a natureza. Lindas cascatas. Vale a pena conhecer
José Luiz Knihs
José Luiz Knihs
20:40 08 Jan 22
Que lugar espetacular!!!
Patricia Sellani
Patricia Sellani
14:20 08 Jan 22
Lindo lugar e muito tranquilo. Não espere agitação, é tudo muito tranquilo
Paula Alencar
Paula Alencar
22:18 07 Jan 22
Cidade muito aconchegante. Muito receptiva. Pessoas muito educadas, principalmente no trânsito. É encantador. E o horário de funcionamento do comércio é ótimo embora seja interior. Tudo maravilhoso!
Leticia Viana
Leticia Viana
22:02 07 Jan 22
Capitólio é sem dúvida uma experiência completa e incrível que vale a pena ser vivida… o local tem comida boa, gente bonita, paisagens sensacionais. Vale a pena pagar um passeio guiado p achar paraísos “perdidos “ como este, onde só vai ter você e o guia
Lory Assumpção
Lory Assumpção
20:08 07 Jan 22
Cânions e cachoeiras fantásticas. Lugar lindo!
Paulo Casellato
Paulo Casellato
18:27 07 Jan 22
Passeios excelentes!!
Macarley Araujo
Macarley Araujo
17:52 07 Jan 22
Passeios fantásticos
Ester Gouvea
Ester Gouvea
13:03 07 Jan 22
Lugar pra voltar muitas vezes, sempre tem um cantinho pra conhecer!!
Aline Santana
Aline Santana
23:39 06 Jan 22
Lugar lindo em tudo... vale a pena visitar.... voltaremos logo!!!
Aster Tecnologia
Aster Tecnologia
22:10 05 Jan 22
Muito boa, Cidade calma, e ótima para um fim de semana em família, e o passeio nos Quenios maravilhosos.
adoroaldo costa Nogueira
adoroaldo costa Nogueira
10:18 05 Jan 22
Lugar lindo,vende doces de goiaba incrível, várias opções de diversão
Marcos Alves
Marcos Alves
02:02 05 Jan 22

A história de Capitólio, em Minas Gerais, começou a ser desenhada por volta de 1800, quando surgiram, na região de Capitólio, conhecida como “Mata do Rio Piumhi”, dois portugueses, Machado de Faria e Gonçalves de Morais. O potencial das matas, praticamente intocadas, chamou a atenção dos estrangeiros que foram os primeiros exploradores da região.
 
Após alguns anos de investimentos, na agricultura do lugar, pelas famílias dos primitivos portugueses e dos tropeiros, as matas do Rio Piumhi já haviam se transformado em bonitas e produtivas fazendas, nas primeiras décadas do século XIX. O movimento e o comércio na região aumentavam de forma galopante.
 
Por volta de 1830, vieram os primeiros moradores para a região onde se desenvolveu a cidade. Trata-se de três irmãos: João Francisco, Manoel Francisco e Antônio Francisco, considerados os fundadores do povoado que originou Capitólio. A partir de então um povoado foi surgindo, nascendo assim o “Arraial dos Franciscos”, primeiro nome dado ao lugar onde está a cidade de Capitólio, em homenagem aos antigos donos das terras. Esse Arraial era conhecido, também, como “Arraial dos Cabeças”, não somente porque os Franciscos eram os principais líderes (cabeças) do lugar, como também, ao que diziam, eram homens de cabeças muito grandes.
 
Em 1893, chegou ao Arraial dos Franciscos o fazendeiro Pedro Messias da Cunha, que se instalou nas imediações do arraial, adquirindo grandes proporções de terra. Em1895, doou à comunidade um terreno para construção de uma capela, que ele mesmo ergueu em honra a São Sebastião, padroeiro da cidade. Daí em diante o arraial ficou com o nome de “Arraial de São Sebastião dos Franciscos”.
 
São Sebastião dos Franciscos foi elevado à categoria de distrito em 7 de setembro de 1923, por uma lei que criou o Distrito de Capitólio, desmembrando-o do município de Piumhi e o anexou ao de Guapé.
 
Em 1939, o Distrito de Capitólio foi elevado à categoria de vila, Vila de Capitólio. Depois de uma tentativa fracassada, em 1943, Capitólio conseguiu sua independência político-administrativa no dia 27 de dezembro de 1948, transformando-se em Município de Capitólio.
 

Referência Bibliográfica: Livro Capitólio em Prosa e Verso
Adil Ranier Alves & Sinval Alves de Melo

#Curiosidades

GENTÍLICO

Quem nasce em Capitólio é capitolino.

SIGNIFICADO DO NOME CAPITÓLIO

A palavra Capitólio vem do Latim, “Capitolium”, nome de um templo da Roma antiga, dedicado a Júpiter, o pai dos deuses entre os romanos da antiguidade. O termo Capitolium, por sua vez, se origina do radical “capitis, caput” que significa cabeça, topo. O nome da cidade de Capitólio, segundo o Monsenhor Mário da Silveira, primeiro vigário de Capitólio, foi sugerida pelo bacharelando em direito, senhor Abel de Moraes Bello (filho do Cel. Lourenço Bello), “como uma forma modernizada de relembrar as grandezas de Roma e eternizar os Cabeças, e, ao que se conta, as cabeças dos antigos Franciscos”. Pois os Franciscos eram os principais lideres (cabeças) do lugar, como também, ao que diziam, eram homens de cabeças muito grandes.

CIRCUITO TURÍSTICO

Capitólio faz parte do Circuito Turístico Nascentes das Gerais que é composto por cidades, como: Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Delfinópolis, Guapé, Ibiraci, Itaú de Minas, Passos, Pratápolis e São João Batista do Glória.

DESTINO INDUTOR

Capitólio é uma das cidades escolhida pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais – SETUR-MG como Destino Indutor de Minas Gerais, sendo definidos 17 destinos que serão trabalhados como estratégicos para o mercado nacional.

USINA DE FURNAS

A Hidrelétrica de Furnas foi a primeira hidrelétrica instalada no Rio Grande, para gerar 1.200.000 quilowatts e evitar o colapso energético previsto para a década de 60.

POPULAÇÃO

8.256 habitantes (IBGE 2012). 

PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CANASTRA

De acordo com o decreto nº 70.355, de 3 de abril de 1972, parte do  município de Capitólio esta dentro da área estimada em 200.000ha (duzentos mil hectares) do Parque Nacional da Serra da Canastra.

CLIMA

Tropical Temperado.  Altitude: 745 m.

TEMPERATURA

Máximas: 28,5º C – Média: 22,5º C – Mínimas: 11,5º C.

PATRIMÔNIO CULTURAL

Capitólio possui o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e Ambiental. O objetivo é preservar a  identidade cultural e o meio ambiente do município. O conselho já realizou o tombamento de dois bens: a Sede da Sociedade São Vicente de Paulo e o Conjunto de Tear. Através dos trabalhos realizados pelos membros do conselho, Capitólio recebe recursos do ICMS-Cultural.

MUNICÍPIOS LIMÍTROFES

Norte: Piumhi – 17 Km, Noroeste: Vargem Bonita – 97 Km, Nordeste: Pimenta – 40 Km, Oeste: São João Batista do Gloria – 70 Km, Sul: São José da Barra – 35 Km, Sudeste: Guapé – 30 Km.