LAGO DE FURNAS

Lago de Furnas ou Represa de Furnas é considerado o Mar de Minas, se caracteriza pelas belezas naturais na sua margem e grande exploração de atividades turísticas que aquecem a economia das cidades da região composta por trinta e quatro municípios em seu entorno. Quatro vezes maior que a baía da Guanabara, volume equivalente a 2,6 bilhões de metros cúbicos o lago revela praias, cânions, rios e cachoeiras de beleza incomparável, proporcionando momentos de lazer com esportes náuticos, mergulhos exploratório, caça subaquática, pescaria, passeios com as mais diversas embarcações, esportes aquáticos de diversas modalidades que são praticadas em suas águas que permanecem cristalinas na maior parte do ano. Entre tantas atividades se destacam os Passeios de Lanchas com destinos aos melhores atrativos e cachoeiras, principalmente ao Canyon de Furnas

Em época de fortes ventos ocorrem ondas, dando a impressão de ser um braço do mar. Deságuam no Lago por toda sua extensão inúmeras cachoeiras e cascatas, identificando a região como verdadeiro paraíso. Os Hotéis e Pousadas no entorno do Lago de Furnas recebem uma grande quantidade de turistas que apreciam a diversidade natural associada as iniciativas de lazer, passeios de lancha, Passeios de 4×4 e outras. Bares e Restaurantes a margem da represa agitam a vida noturna, agregando valores ao turístico local. O Aluguel de Ranchos e casas a beira do Lago de Furnas e do Rio Grande se tornou uma prática eficiente para atender o gosto dos visitantes que procuram conforto e baixo custo na Hospedagem.

O principal ponto de saída das lanchas que fazem os passeios está localizado na Ponte do Rio Turvo, 12 Km da cidade de São José da Barra MG, 22 Km de Capitólio MG, o ponto de referência é o Restaurante do Rio Turvo.